Preenchimentos

Preenchimentos cutâneos são utilizados para corrigir pequenas imperfeições da pele da face como sulcos, rugas e cicatrizes, assim como para tratamento de irregularidades em áreas corporais.

Existem diferentes tipos de preenchedores, diferentes densidades de substâncias preenchedoras e ainda diferentes durabilidades de efeito (preenchimentos temporáros (absorvíveis), semi-permanentes e permanentes).

O preenchedor mais utilizado é o preenchimento à base de ácido hialurônico, que tem as características de um preenchedor temporário (absorvível).

O preenchedor temporário (absorvível), com efeito de 6 a 18 meses é o mais seguro a ser utilizado. O uso desse tipo de preenchedor permite avaliação, aplicação imediata de e, acordo com as modificações que nosso corpo sofre em relação ao tempo, nova aplicação após o período de absorção do mesmo.

O ácido hialurônico é uma substância presente nas células e nos tecidos do nosso corpo, de modo que é uma substância bastante segura. A pele possui grande quantidade dessa substância em sua constituição, portanto, estamos repondo volumes com uma substância conhecida pelo nosso corpo em um tecido onde ele se encontra diminuído.

A aplicação é realizada em sulcos mais profundos de expressão como entre as laterais do nariz e os lábios, o comumente chamado “bigode chinês”. As rugas mais comumente tratadas glabela (região entre os olhos), as rugas da testa, ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e rugas verticais ao redor dos lábios (“código de barras”).

A aplicação é um procedimento realizado de forma simples e rápida em consultório, com duração de 30 a 40 minutos. O produto é injetado com uma agulha muito fina apos o uso de pomada anestésica ou ainda anestésico injetável, se houver necessidade, para maior conforto do paciente.

A área tratada pode permanecer levemente inchada ou avermelhada durante 12 a 24 horas, mas essa reação é discreta, não impedindo atividades habituais.

Deve-se evitar calor, bem como manusear o local de aplicação. Usualmente, não há necessidade de maiores cuidados, mas o uso de gelo local e anti-inflamatórios por um a dois dias podem ser necessários. Pode-se utilizar maquiagem no dia seguinte para camuflar algum área de vermelhidão.

É pouco freqüente o surgimento de equimoses (manchas roxas), e nestes casos o paciente deve evitar exposição ao sol, para que não ocorram manchas na pele.

Os resultados são imediatos e seus efeitos duram, em média, de 6 meses a 18 meses de acordo com o tipo de preenchedor utilizado e o local de aplicação. Fatores individuais como idade, exposição prévia ao sol, espessura da pele podem alterar o intervalo das aplicações.

NA MÍDIA:

Portal Terra:
Ácido hialurônico em excesso pode alterar expressão facial

Clique Aqui para acessar a participação do Dr. André sobre mitos e verdades.

IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.


Dr. André Ferrão Vargas

REPORTAGEM:
Preenchimento facial com ácido hialurônico é o método mais seguro e eficaz
Especialista alerta para os riscos de complicações e deformidades de graus na utilização de substâncias definitivas

Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Mas ninguém quer se olhar no espelho e ver as temidas rugas e linhas de expressões. Hoje, para atenuar os efeitos do tempo é possível recorrer à técnicas minimamente invasivas antes de partir para uma cirurgia. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, o preenchimento facial está entre os cinco procedimentos cosméticos mais realizados em 2013. Nos Estados Unidos, foram realizadas mais de 2,2 milhões de aplicações, número que representa um aumento de 13% em relação a 2012. O preenchimento mais consagrado é o com ácido hialurônico, uma substância presente no nosso organismo e que ocupa os espaços entre as células da pele.

O ácido hialurônico, quando injetado, tem características de gel e é facilmente assimilado pelo corpo, preenchendo o local escolhido com bastante naturalidade. Aos poucos, o líquido é absorvido e não deixa vestígios de sua aplicação, o que é um aspecto bastante importante em relação a outros preenchedores capazes de provocar reações ao longo do tempo.

Segundo o cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Ferrão Vargas, o período de absorção do ácido hialurônico pode variar de seis meses a um ano e meio, dependendo das características de durabilidade do produto e do organismo de cada um. “Esse tratamento oferece bons resultados, amenizando sinais de envelhecimento e corrigindo imperfeições e perdas de volume da face sem oferecer maiores riscos. Diferente de métodos permanentes, como aplicações de PMMA, que apresentam complicações como reações alérgicas que podem causar deformidades faciais e quadros crônicos de dor”, ressalta.

O procedimento é realizado em consultório. Utiliza-se um creme anestésico e com uma pequena agulha, o líquido é aplicado nas regiões com imperfeições. “O método pode ser usado para corrigir rugas finas, sulcos faciais como o nasogeniano (bigode chinês), definir melhor os lábios, acentuar a região malar (maçã do rosto) e tratar cicatrizes deprimidas de cirurgias faciais ou de complicações da acne”, explica o cirurgião plástico.

Após o preenchimento. O especialista aconselha repouso da musculatura no dia da aplicação e gelo para que não ocorram inchaço e pequenos hematomas e ainda se necessário anti-inflamatório. “De um modo geral, esse processo não causa dor, apenas um leve desconforto. O preenchimento com ácido hialurônico promove o restabelecimento do volume facial de forma natural, segura e eficaz, desde que seja realizado por profissional capacitado”, conclui Dr. André.

Complicações da Aplicação de PMMA (Polimetilmetacrilato) – Bioplastia

A experiência do Dr. André Ferrão Vargas no manejo das complicações se tornou referência em trabalho publicado com Professor Ivo Pitanguy e a Dra. Natale Gontijo de Amorim.

O presente trabalho foi apresentado e premiado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica e a seguir publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.

Preenchedores sintéticos (aloplásticos) de duração permanente são altamente perigosos ao nosso organismo por gerarem reações adversas relacionadas a uma substância estranha ao nosso corpo. As reações podem surgir como inflamação, endurecimento, alteração de forma, deformidade e mesmo infecção, podendo ocorrer no momento da aplicação da substância ou anos após a sua aplicação.

Essa substância apresenta restrições de uso, de modo que o Conselho Federal de Medicina se pronunciou contra a aplicação do PMMA alertando para seus riscos.

Em trabalho premiado e publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, aponto os riscos da aplicação do PMMA e do silicone liquido.  As complicações a curto, médio e longo prazo são muito graves e o tratamento é difícil. Aponto no artigo condutas clínicas para o tratamento de deformidades geradas pelo uso da substância, assim como o tratamento cirúrgico de casos selecionados por meio de cirurgia de face com incisões do tipo facelifting.

Se você recebeu aplicações de PMMA ou silicone liquido marque uma avaliação para saber mais a respeito das repercussões dessas substâncias no seu organismo.

Tratamentos simples em consultório podem impedir que as reações se manifestem de maneira mais agressiva.

Aos pacientes que apresentam casos mais graves de deformidade, a informação de que existe tratamento é algo importante e que uma avaliação especializada pode modificar a evolução das deformidades relacionadas as reações geradas pela substância.

IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.

 FILLERS

Skin fillers are used to correct small imperfections of the skin of the face such as wrinkles and scars, as well as for the treatment of irregularities in areas of the body.

There are different types of fillers. Substances of different materials and densities can be used and different durability effect can be achieved depending on the choice.

The most indicated and worldwide filler used is hyaluronic acid, which has the characteristics of a temporary filler (absorbable).

Hyaluronic acid is a substance present in cells and body tissues, so that it is a biocompatible and safe substance.

The injection is safe and simple, it lasts about 30-40 minutes. The product is injected with a very fine needle after use of anesthetic ointment or injectable anesthetic, if necessary, for greater patient comfort. Ice is also used during the procedure to relief pain and swollen.

The patient should avoid heat as well as handling the application site. Usually, there is no need for more care, but the use of ice and anti-inflammatory pills for one to two days may be necessary. Make up camouflage can be used.

The results are immediate and effects last from 6 months to 18 months depending on the type of filler used and the application site. Individual factors such as age, prior exposure to the sun, skin thickness may change the range of applications.

Semi-Permanent and Permanent Fillers

The ideal semi-permanent and permanent filler is the fat in our body. It can be transferred from an area of excess to another that has a small volume or a volume loss as the aging face. The fat does not undergo reactions as it is itself a constituent of the body and is maintained over time according to changes of the body. It maintains harmony with the surrounding tissues compared to those modifications that we suffer through aging. This is a surgical procedure, cannot be performed at the office and have to be planned as a day clinic hospitalization.

Complications of Application of PMMA (polymethylmethacrylate) and Liquid Silicon (Synthetic Permanent Fillers)

The experience of Dr. André Ferrão Vargas in the management of complications has become a reference in published work with Ivo Pitanguy and Dr. Natale Gontijo de Amorim. This work was presented and awarded at the Brazilian Congress of Plastic Surgery and then published in the Brazilian Journal of Plastic Surgery.

Synthetic permanent fillers (alloplastic), such as PMMA and liquid silicone, are highly dangerous to our body and frequently generate adverse reactions. These reactions may occur as inflammation, hardening, shape change, deformity and even infection. They may occur at the time of application of the substance or years after their application.

This substance has use restrictions, so the Federal Medical Council ruled against the application of PMMA warning about its risks.

The awarded work and published in the Brazilian Journal of Plastic Surgery, Dr. André Ferrão Vargas points out the risks of the application of PMMA and liquid silicone. The complications in the short, medium and long term are serious and difficult to treat. The publication points out clinical treatments for the deformities related to these substances, as well as surgical treatment in selected cases through facial surgery.

Patients who received PMMA or liquid silicone injections should consider an appointment to learn more about the effects of these substances. Treatments performed at the office can prevent reactions to manifest more aggressively.

Patients who have severe deformity, such receive treatment information that can modify the progression of the deformities related to the reactions caused by the substance.

IMPORTANT: The consultation is critical for the correct diagnosis and the adequate treatment plan for each patient. I look forward to your contact and, in an individualized way, guide and plan your surgical procedure.

I hope this information was useful. Thanks for your attention.
If you are interested in more information or treatments, please contact.

Dr. André Ferrão Vargas

Rellenos de la piel se utilizan para corregir las pequeñas imperfecciones de la piel de la cara, tales como crestas, arrugas y cicatrices, así como para el tratamiento de irregularidades en las áreas del cuerpo.

Hay diferentes tipos de rellenos, sustancias de diferentes densidades de cargas y incluso diferentes efectos durabilidades (rellena temporáros (absorbible), semi-permanentes y permanentes).

El material de carga más utilizado está llenando a base de ácido hialurónico, que tiene las características de un relleno temporal (absorbible).

El relleno temporal (absorbible) a partir del 6 a 18 meses es tan seguro para su uso. El uso de este tipo de material de carga permite la evaluación de la aplicación inmediata y de acuerdo con los cambios que sufre nuestro cuerpo en relación con el tiempo, nueva aplicación después de la fase de absorción de la misma.

El ácido hialurónico es una sustancia presente en las células y tejidos del cuerpo, por lo que es una sustancia muy segura. La piel tiene una gran cantidad de esta sustancia en su constitución, por lo tanto, estamos restaurando volúmenes con una sustancia conocida por nuestro cuerpo en un tejido donde se ve disminuida.

La aplicación es un procedimiento que se realiza de una forma sencilla y rápida en la práctica 30-40 minutos y duraderas. El producto se inyecta con una aguja muy fina después del uso de anestesia o ungüento anestésico inyectable, si es necesario, para una mayor comodidad del paciente.

El área tratada puede quedar ligeramente hinchado y de color rojizo durante 12 a 24 horas, pero esta reacción es suave y no impide las actividades normales.

Debe evitar el calor, así como el manejo de la zona de aplicación. Por lo general, no hay necesidad de más cuidado, pero puede ser necesario el uso de hielo y el lugar antiinflamatorio para uno a dos días. Uno puede utilizar el día siguiente para compensar una zona camuflaje enrojecimiento.

No es frecuente la aparición de hematomas (moretones), y en estos casos el paciente debe evitar la exposición al sol, para evitar manchas en la piel.

Los resultados son los efectos inmediatos y duraderos, en promedio, a partir de 6 meses a 18 meses, dependiendo del tipo de carga usada y el sitio de aplicación. Los factores individuales como la edad, la exposición previa al sol, grosor de la piel puede cambiar el rango de aplicaciones.

Rellenos semi-permanentes y permanentes

Las Posiciones de relleno y ideales semi-permanente es la grasa en nuestros cuerpos, que puede ser transferido a un lugar donde hay un exceso a otro donde hay poco volumen o la pérdida de volumen como en el caso del envejecimiento facial. La grasa no se somete a reacciones, ya que es en sí mismo un constituyente del cuerpo y mantiene en el tiempo de acuerdo a los cambios del cuerpo. Por lo tanto, cuando engordan, esta grasa transferida aumenta su volumen cuando se pierde peso, disminución en el volumen. Ella mantiene la armonía con los tejidos circundantes en comparación con aquellas modificaciones que sufrimos.

Las complicaciones de la aplicación de PMMA (polimetilmetacrilato) – Bioplastia

La experiencia del Dr. André Vargas Sting en el manejo de las complicaciones se ha convertido en una referencia en la obra publicada con Ivo Pitanguy y Dr. Natale Gontijo de Amorim. Este trabajo fue presentado y premiado en el Congreso Brasileño de Cirugía Plástica y luego publicado en la Revista Brasileña de Cirugía Plástica.

Rellenos sintéticos (aloplástico) de duración permanente son altamente peligrosos para nuestro cuerpo mediante la generación de reacciones adversas relacionadas con una sustancia extraña a nuestro cuerpo. Las reacciones pueden ocurrir como la inflamación, endurecimiento, cambio de forma, deformidad e incluso infección puede ocurrir en el momento de la aplicación de la sustancia o años después de su aplicación.

Esta sustancia tiene restricciones de uso, por lo que el Consejo Federal de Medicina falló en contra de la aplicación de PMMA advertencia de los riesgos.

Al ganar el trabajo, publicado en la Revista Brasileña de Cirugía Plástica, señalan los riesgos de la aplicación de PMMA y silicona fluida. Las complicaciones a corto, medio y largo plazo son muy graves y el tratamiento es difícil. Señalo en el artículo lleva a cabo clínicas para el tratamiento de las deformidades derivadas del uso de la sustancia, así como el tratamiento quirúrgico de los casos seleccionados a través de una cirugía facial con incisiones tipo de lifting facial.

Si ha recibido solicitudes PMMA o silicona líquida hacer una evaluación para conocer más sobre los efectos de estas sustancias en su cuerpo.

Tratamientos en el consultorio simples pueden prevenir las reacciones se manifiestan de manera más agresiva.

Los pacientes con casos graves de deformidad, la información sobre el tratamiento que hay algo importante y especial de evaluación se puede modificar la progresión de las deformidades reacciones generadas por la sustancia relacionadas.