Tels.: RJ - (21) 2247.5713 | SP (11) 2309.4590 | POA (51) 99994-1777

  • facebook Dr. Andre ferrao vargas
  • sociedade brasileira de cirurgia plastica
  • International Society of Aesthetic Palastic Surgery


Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é utilizada em vários tipos de tratamentos na Medicina, mas se tornou mais popular no tratamento das rugas da face.

Após a aplicação, sua ação pode ser percebida a partir do terceiro dia e atinge seu efeito máximo em 7-10 dias. O efeito esperado é a diminuição da força dos músculos tratados e essa diminuição é parcial, reversível e dose-dependente.

A função muscular é gradualmente retomada entre 4-6 meses após a aplicação.

A aplicação da toxina é extremamente eficaz para diminuir rugas dinâmicas (rugas de expressão) da face. Essas rugas são provocadas pela repetição dos movimentos de expressão facial e se tornam mais evidentes quando realizamos movimentos de mímica facial como quando sorrimos, ficamos zangados ou ficamos espantados.

As rugas estáticas são aquelas que aparecem quando o rosto está em repouso (na ausência de movimento). Nessas rugas, a atuação da toxina é mais discreta, diminuindo o relevo e prevenindo aumento de profundidade dos vincos. Esse efeito ocorre porque a toxina impede a contração muscular que é a causa a quebra localizada de colágeno da pele, responsável pelo surgimento da ruga.

As rugas mais comumente tratadas são as rugas da testa, glabela (região entre os olhos), ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e rugas verticais ao redor dos lábios.

As aplicações podem ser utilizadas ainda para tratamento de contrações assimétricas dos músculos da face, como nos casos de paralisia facial ou nos casos de espasmos da musculatura dos olhos (blefaroespasmo).

A dose a ser aplicada e os pontos definidos para aplicação são parte fundamental no tratamento utilizando toxina botulínica.

O uso de dose inadequada, tanto de maneira insuficiente como em excesso, assim como o uso de pontos de aplicação incorretos pode causar assimetrias faciais.

O uso de doses individualizadas e respeitando a força muscular de cada região facial é fundamental durante a aplicação.

A aplicação cuidadosa, visa naturalidade e simetria, evitando o efeito indesejável de “máscara” ou ”expressão congelada”. A observação desses cuidados é importante também do ponto de vista da saúde, uma vez que a aplicação mal sucedida pode prejudicar movimentos como piscar, mastigar e deglutir.

Duas semanas após a aplicação, uma revisão em consultório deve ser realizada, afim de avaliar se as doses aplicadas foram adequadas para o tratamento desejado. Nesse momento, um retoque da aplicação pode ser indicado para refinamento do resultado, melhora da simetria ou ainda adequação de dose da toxina à musculatura que tenha se mostrado resistente.

Como o efeito da toxina é temporário e sabemos que cada paciente reage de uma maneira, esperamos a repetição da aplicação entre quatro e seis meses.

Na repetição das aplicações, a manutenção de doses é usual, mas há possibilidade tanto de uso de doses maiores quanto menores da toxina ao longo do tempo.

Há possibilidade de ocorrer resistência à toxina a partir da aplicações repetidas, o que incorre na necessidade de doses maiores e intervalos mais curtos para o controle adequado das rugas.

Se os músculos tratados com aplicações seqüenciais se tornam enfraquecidos (atrofiados), por outro lado, as doses passam a ser cada vez menores para obtenção do efeito desejado.

Cabe ainda ressaltar que após o efeito da toxina, o paciente pode prestar atenção a outros aspectos de envelhecimento da face.
Aspectos relacionados flacidez, excesso de pele e gordura na região dos olhos e nos sulcos da face.

O paciente muitas vezes sente a necessidade de tratar essas estruturas e há maneiras de amenizar esses sinais com outros tratamentos. O uso de preenchimento com ácido hialurônico pode auxiliar a repor volume em algumas regiões da face. Pode ser utilizado para diminuir rugas e sulcos próximos aos olhos, entre o nariz e boca (sulcos naso-geneanos) e entre a boca e queixo (“bigode chinês”).

A indicação de cirurgias de face, por meio de procedimentos tradicionais ou com cicatrizes reduzidas pode tratar áreas mais amplas de alteração de volume e flacidez de pele tanto dos olhos quanto da face. As indicações de cirurgias de face podem oferecer resultados muito naturais e modificar a evolução do envelhecimento global da face.

Contra-indicações
O uso da toxina botulínica está contra-indicado para gestantes, mães que amamentam, pacientes com doenças auto-imunes, bem como que sejam portadores de doenças neurológicas.

Para maiores informações a respeito de aplicação de preenchimentos, acesse:
http://www.andreferraovargas.com/preenchimentos-ipanema-rio-de-janeiro-rj/

Para maiores informações a respeito de cirurgia de face, acesse:
http://www.andreferraovargas.com/cirurgia-plastica-de-face-lifting-rj-sp-poa/

Para maiores informações a respeito de cirurgia de pálpebras, acesse:
http://www.andreferraovargas.com/cirurgia-plastica-das-palpebras-rj-sp-poa/

IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.


Dr. André Ferrão Vargas




Cirurgia Plástica - Cirurgião Dr. André Ferrão Vargas
Visconde de Pirajá 595, Ipanema Rio de Janeiro
(21) 2247.5713 | (21) 9101.1232
(11) 2309-4590 | (11) 96348.0978
(51) 3333.1189

facebook Dr. Andre ferrao vargasAcesse nossa página no Facebook
©2017 Agência ((Kapta))
Publicidade & Marketing Político
Criação de Sites

©2017 Dr. André Ferrão Vargas - todos os direitos reservados